Fechar

1. Identificação
Tipo de ReferênciaLivro ou Monografia (Book)
Siteplutao.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W/3UGD62Q
Repositóriosid.inpe.br/plutao/2019/12.03.15.28.16
Última Atualização2019:12.06.09.20.52 (UTC) lattes
Repositório de Metadadossid.inpe.br/plutao/2019/12.03.15.28.17
Última Atualização dos Metadados2021:08.09.04.52.52 (UTC) administrator
ISBN9788554939038
Rótulolattes: 7492853195439690 3 RaymundoBiasBranSorr:2019:TrSoSu
Chave de CitaçãoRaymundoBiasBranSorr:2019:TrSoSu
TítuloAvaliação e monitoramento de políticas públicas de educação ambiental no Brasil: transição para sociedades sustentáveis
Ano2019
Data de Acesso11 maio 2024
Tipo SecundárioLN
Número de Páginas480
Número de Arquivos1
Tamanho6424 KiB
2. Contextualização
Autor1 Raymundo, Maria Henriqueta Andrade
2 Biasoli, Semiramis
3 Branco, Evandro Albiach
4 Sorrentino, Marcos
Grupo1
2
3 COCST-COCST-INPE-MCTIC-GOV-BR
Afiliação1
2
3 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Endereço de e-Mail do Autor1
2
3 evandro.albiach@inpe.br
Editora (Publisher)MH- Ambiente Natural
CidadePiracicaba, SP
Volume1
Histórico (UTC)2019-12-06 09:20:53 :: lattes -> administrator :: 2019
2021-08-09 04:52:52 :: administrator -> simone :: 2019
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Tipo do ConteúdoExternal Contribution
Palavras-ChaveEducação Ambiental
Política Públicas
Avaliação e Monitoramento
Indicadores
ResumoEsta publicação foi concebida na perspectiva da Educação Ambiental - Mandacaru, aquela que insiste, resiste, que se espalha, alimenta e tem energia reservada para suportar longos períodos de seca. Os mandacarus descortinam as intrínsecas relações entre os humanos e não humanos, entre a alimentação, a terra, a água, a educação, a cultura e a sabedoria de um povo que resiste a um sistema que a cada dia implode a natureza, a integridade e a dignidade humana, ameaçando cada vez mais as diversas dimensões da vida no Planeta. Aqui são reveladas histórias, análises, intervenções, utopias, necessidades, expectativas, diversidade, caminhadas longas ou iniciantes, - que avançaram ou ainda avançam na formulação, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas de Educação Ambiental-, demonstrando o quanto nós educadores e educadoras ambientais, o quanto as ações e políticas públicas desenvolvidas neste país são mandacarus neste sistema opressor, injusto e desigual. A partir da materialidade e da complexidade dos indicadores encontramos no Brasil muitos mandacarus, alguns estão presentes nesta publicação, transparecendo seus espinhos e sua suculência, suas forças e suas fores, suas terras rasas e áridas à espera de regadores e nutrientes que lhes permitam continuar de pé e existir. Trazemos nesta publicação a complexidade e a simplicidade, a beleza e a aspereza dos mandacarus, que nos mostram, também, que os indicadores estão em nosso dia a dia, assim como cantado e poetizado por Luiz Gonzaga: mandacaru quando fulora na seca é o sinal que a chuva chega no sertão. Os indicadores, como os mandacarus foridos na seca, são os sinais que esperamos encontrar, evidenciando que a natureza segue seu fuxo; que plantas, animais e outros seres vivos continuam existindo, são os sinais para nos alertar o que precisamos aprimorar em nossas práticas educadoras ambientais pela transformação que possibilite uma sociedade justa, livre, solidária, democrática, inclusiva, plural e em convivência com outras formas de vida e de existência na Terra. O que se apresenta nessa publicação é parte do Sistema Brasileiro de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas de Educação Ambiental (MonitoraEA), formado por oito dimensões, 27 indicadores compostos, ferramentas tecnológicas de análises espaciais e processos educadores que permitam diálogos, refexões, acolhimento, criatividade, movimento, registros, sistematização e comunicação sobre a Educação Ambiental no País. Desse modo, o Sistema MonitoraEA intenciona transparecer as fores dos mandacarus que estão escondidas, a terra seca ou fértil onde esses mandacarus resistem e políticas públicas de Educação Ambiental se espalham pelo Brasil, sabendo-se de suas carências, demandas e potencialidades. Aberta por um prefácio profundo e esperançoso de Moema Viezzer e encerrado por Isabel Carvalho num posfácio artístico e provocador, essas autoras nos dão o deleite da leitura em metáforas, nos encorajando a seguir nas utopias das políticas públicas de Educação Ambiental, fazendo-nos acreditar que o monitoramento, a avaliação e os indicadores podem contribuir para regar e nutrir o solo que nós, educadoras e educadores, encontramos e no qual nos encontramos com as demais manifestações não humanas de vida. A publicação, que está dividida em duas partes, pode ser caracterizada como uma fotografa dos matizes da resistência no campo da Educação Ambiental (EA). A primeira parte traz 19 artigos escritos por autores e autoras convidadas a refetir sobre monitoramento e avaliação de projetos ou políticas de Educação Ambiental em seus vários aspectos e inter-relações a partir dos indicadores construídos pela Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental (ANPPEA). Destaca-se que a ANPPEA, criada em 2015, é também fruto de um processo de resistência do campo da EA, que buscou inovar em arranjos institucionais para contribuir para o fortalecimento do ciclo de políticas públicas multicêntricas e multiescalares, valorizando a pluralidade de atores, territórios, fazeres e pensares. Na primeira parte encontramos artigos sobre monitoramento e avaliação de políticas públicas de EA do nacional ao local, das escolas às unidades de conservação, com análises enriquecedoras e inovadoras sobre leis, riscos e desastres socioambientais, arranjos político-pedagógicos, registros históricos da Educação Ambiental de norte a sul do Brasil. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) apresentam suas trajetórias e estratégias que avançam em políticas de EA no país. Destaca-se ainda a importância de movimentos socioambientais, como o Observatório da Educação Ambiental (Observare) e da Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA), que fazem análises da conjuntura nacional e global em narrativas sobre o exercício do controle social, que é ou deveria ser parte de qualquer política pública. Além disso, a primeira parte da publicação tem em seu artigo inicial a descrição e a refexão sobre o processo participativo de construção do Sistema MonitoraEA, possibilitando aos leitores e leitoras a compreensão do conjunto da obra, o entendimento das partes 1 e 2 como uma estrutura de capilaridade de mandacarus por este país de tantas realidades. Abrimos a segunda parte desta publicação com um artigo sobre a relevância do registro e da sistematização de experiências para os processos educadores ambientais, necessários ao monitoramento e à avaliação, com ação-refexão-ação. Após este artigo introdutório, temos os relatos resumidos de 23 experiências desenvolvidas pelos participantes das cinco ofcinas de indicadores de políticas públicas de EA realizadas pela ANPPEA nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul com o propósito de formação de formadores e de construção do banco de dados piloto da Plataforma MonitoraEA. As experiências sistematizadas e registradas compõem a carga horária da formação realizada, num processo pedagógico da práxis, integrando esta publicação. Os relatos demonstram a capilaridade alcançada no Brasil, dando voz e visibilidade não apenas aqui nesta publicação, mas, principalmente, nos territórios de atuação desses educadores e educadoras ambientais. Desse modo, a presente publicação tem sua riqueza pelo envolvimento de 162 autoras e autores, de 17 membros do Conselho Científco, de toda a equipe da Secretaria Executiva da ANPPEA e de instituições articuladoras locais das cinco regiões do País, que contribuíram para essa materialização. Assim, convidamos você, leitora e leitor, a mergulhar no mundo do monitoramento, da avaliação e dos indicadores de políticas públicas de Educação Ambiental, sabendo que aqui você vai encontrar uma variedade de mandacarus como um sinal de encantamento, como um indicador de que o campo da EA existe e resiste.
ÁreaCST
Arranjo 1urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção anterior à 2021 > COCST > Avaliação e monitoramento...
Arranjo 2Projeto Memória 60... > Livros e livros editados > Avaliação e monitoramento...
Conteúdo da Pasta docacessar
Conteúdo da Pasta sourcenão têm arquivos
Conteúdo da Pasta agreementnão têm arquivos
4. Condições de acesso e uso
URL dos dadoshttp://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W/3UGD62Q
URL dos dados zipadoshttp://urlib.net/zip/8JMKD3MGP3W/3UGD62Q
Idiomapt
Arquivo Alvoraymundo-avaliacao.pdf
Grupo de Usuárioslattes
Grupo de Leitoresadministrator
lattes
Visibilidadeshown
Permissão de Atualizaçãonão transferida
5. Fontes relacionadas
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3F3T29H
8JMKD3MGPGW/45823FH
URL (dados não confiáveis)https://www.funbea.org.br/wp-content/uploads/2019/11/livro-MonitoraEA.pdf
Acervo Hospedeirodpi.inpe.br/plutao@80/2008/08.19.15.01
6. Notas
Campos Vaziosarchivingpolicy archivist callnumber copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel dissemination doi e-mailaddress edition editor format issn lineage mark mirrorrepository nextedition notes numberofvolumes orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project readpermission resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarykey secondarymark serieseditor seriestitle session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype translator versiontype
7. Controle da descrição
e-Mail (login)simone
atualizar 


Fechar